Marta Maçarico nasceu em Lisboa em 1993.

Embora tenha nascido na capital, viveu e cresceu numa pequena povoação acima do Tejo imersa numa educação muito familiar e caseira. E foi nessa casa (portuguesa, com certeza!), que respirou a tradição e se apaixonou por todas as coisas belas que passam de geração em geração.

 

Sempre sonhou ter uma profissão ligada ao mundo das artes e aos 17 anos dá o primeiro passo nesse sentido ao entrar na Escola Secundária Artística António Arroio, onde se especializa na vertente de Ourivesaria.

 

Mas se a Ourivesaria lhe dava toda a liberdade para criar, estava ainda em falta uma componente muito importante: Marta não era Marta sem poder enaltecer o passado, romantizar a história, reinventar a memória.

 

Em 2012 foi aceite na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, onde se formou em Conservação e Restauro, e aprendeu a trazer o passado de volta ao presente. Estavam lançadas as bases para a criação da sua marca de autor. , que nasce em 2019 e junta as suas duas paixões - Ourivesaria e Conservação e Restauro.

 

Marta Maçarico dedica-se à criação de peças que contam histórias e preservam o que de mais importante temos na nossa cultura: o Património.


Inspirada na figura da sua avó, tudo o que cria é feminino, simbólico e intemporal.

© Mariana Capela